Pensando no mundo atual, com os grandes problemas ambientais, é necessário uma conscientização para diminuir os impactos da ação antropica. Todas as pessoas, e principalmente os engenheiros, devem diminuir os impactos ambientais, criando projetos para auxiliar nesse combate. E é com isso que a equipe Magneto desenvolvemos nosso projeto, pensando no meio ambiente.
Nos da equipe Magneto, composta por alunos do primeiro semestre da UNIFACS, estamos desenvolvendo o braço mecânico que terá como função separar e pegar objetos de metais. Esse braço e semelhante ao guincho magnético usado em ferro-velho. Esse objeto será muito importante para separa metais para reciclagem, é claro que esses metais só poderão ser os que apresentem propriedades que permitam ser atraído pelo campo magnético. Essa função ocorrera pela presença de um campo magnético feito por um eletroímã que estamos estudando o seu funcionamento. O braço terá três graus de liberdade, horizontal, vertical e 360 graus sobre seu eixo da base. Será composta basicamente de alumínio, sua base de madeira revestida de uma chapa de alumínio
Com esse projeto vamos aumentar nosso conhecimento sobre eletricidade, mecânica, estética de projetos, trabalho em grupo, dentre outros importantes para o mercado de trabalho. Também vamos aumentar o conhecimento em eletromagnetismo que vimos basicamente no ensino médio.
O BRAÇO E O SEU FUNCIONAMENTO
O braço mecânico Magneto será formado por três hastes de alumínio, a primeira sendo vertical e ligada à base, a segunda horizontal que ligará as duas hastes das extremidades e a terceira que estará unida ao eletroímã.
O processo será dividido em dois estágios, um que terá como objetivo levar o eletroímã ao objeto metálico que se quer mover, outro que levará o objeto recém imantado ao recipiente desejado.
Primeira parte. Quando o braço mecânico for ligado na tomada o eletroímã será acionado e o transformador fará com que a corrente recebida se torne a desejada para os motores de passo, a corrente contínua. Os três motores, um para cada haste a ser movida, seguiram uma ordem de execução não simultânea. O primeiro, ligado à base, fará com que Magneto gire em torno de sua própria base. Ao fim da execução desse motor o segundo entrará em funcionamento provocando o meneio da respectiva haste fazendo-a prolongar-se, aumentando o alcance do braço. Em seqüencia, o terceiro motor de passo levará o eletroímã, que se situará na extremidade da haste controlada por ele, em direção ao solo, possibilitando a aproximação com o metal que se deseja atrair.
A partir de então o processo que se sucederá será o inverso a primeiro. O último motor que tinha sido acionado agora será o primeiro içando sua haste. O motor da haste horizontal recolherá o braço e o último motor de passo rodará para a posição em que irá se encontrar o recipiente em que se quer colocar o objeto imantado. Quando todo esse processo for finalizado os motores de passo pararam de funcionar juntamente com o eletroímã que não terá mais corrente passando por ele, o que acarretará na queda do objeto no recipiente.
Quero ver esse eletroimã funcionando.. =]
ResponderExcluirA propósito, confirmem a possibilidade de usar a base de madeira.
Muito bem pessoal! O caminho é esse! Sigam em frente!
ResponderExcluirQual o software utilizado para fazer a modelagem? Onde faço o download dele? Onde faço o download do arquivo contendo a modelagem de vcs?
Utilizem o site tb para passar informacoes uteis para os colegas!
Hagge
ResponderExcluirComo podemos e onde podemos verificar essa possibilidade?
Agradecemosa confiança!
EQUIPE MAGNETO
Nos regulamentos presentes no site do ARHTE, pesquise bem que acha =], qualquer dúvida maior procurar um orientador (apenas se a dúvida persistir).
ResponderExcluirDe resto, mãos a obras.
Victory
ResponderExcluirObrigado por lembrar desse detalhe:
utilizamos o programa blender 3D.
Podendo obtelo gratuitamente no site :
http://www.baixaki.com.br/download/blender.htm
Para obter nossa modelagem é so nos contactar!
Quaqur duvida nos procure,dentro do possivel tentaremos tira -la .
EQUIPE MAGNETO