domingo, 26 de abril de 2009
Encontro 7
No encontro de número 7, realizado no dia 23 de Abril do ano de 2009, nós do grupo magneto demos continuidade a parte mecânica do braço, depois fomos ao laboratório de circuitos para tirar algumas dúvidas a respeito da parte eletrônica do nosso braço, onde não só tiramos as dúvidas, mas também aprendemos bastante coisa.
Com algumas dicas do professor Allatta, decidimos modificar o projeto. Não vamos utilizar mais 1 motor de passo e 2 motores contínuos, e sim 3 motores de passo.
Também modificamos a eletrônica, onde nosso projeto antigo não dava durabilidade ae sistema elétrico. Com isso modificamos para o circuito da figura.
Nós estamos estudando agora os elementos que vamos utilizar, porem se n for possível chegar a tal resultado, utilizaremos o circuito com pouca durabilidade, pois não temos muito tempo para a construção.
EQUIPE MAGNETO
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Video do braço animado
Essa animação foi realizada no programa : blnder 3D
que pode ser obtido nesse site : http://www.baixaki.com.br/download/blender.htm
Para aprender a utiliza, nesse site tem uma apostila que pode ser obtida gratuitamente: http://br-linux.org/2008/apostila-basica-de-blender-3d-gratuita/
Mais qualquer duvida estamos aqui, para dentro do possível saná-la.
Em breve esse vídeo não será apenas uma animação! E sim um vídeo feito com o próprio braço em funcionamento!
Aguardem!
EQUIPE MAGNETO
EQUIPE MAGNETO
Encontro 6
Encontro número 6:
Realizado no dia 9 de Abril de 2009. No encontro 6 conseguimos fazer bastante coisa, que por consequência do nosso trabalho dos encontros anteriores nós estamos quase que finalizando o processo mecânico do braço., faltando apenas comprar alguns parafusos e terminaremos em breve.
Após essa etapa, montaremos o praço e iniciaremos a parte de controle do braço.
Os componentes presentes foram nessa segundo encontro foram Antônio Fábio, João Paulo e Sergio Holtz. Lucas Alves infelizmente não pode ir.
EQUIPE MAGNETO
Encontro 5
Os componentes presentes foram nessa segundo encontro foram Antônio Fábio, João Paulo e Sergio Holtz. Lucas Alves infelizmente não pode ir.
Nesse encontro realizamos alguns cortes e melhoramentos esteticos.
Também conferimos o que ainda é necessario comprar e oque ainda faltamos da parte mecanica para passarmos para a proxima etapa que é o controle e a parte eletrica.
EQUIPE MAGNETO
quinta-feira, 2 de abril de 2009
O Projeto
Pensando no mundo atual, com os grandes problemas ambientais, é necessário uma conscientização para diminuir os impactos da ação antropica. Todas as pessoas, e principalmente os engenheiros, devem diminuir os impactos ambientais, criando projetos para auxiliar nesse combate. E é com isso que a equipe Magneto desenvolvemos nosso projeto, pensando no meio ambiente.
Nos da equipe Magneto, composta por alunos do primeiro semestre da UNIFACS, estamos desenvolvendo o braço mecânico que terá como função separar e pegar objetos de metais. Esse braço e semelhante ao guincho magnético usado em ferro-velho. Esse objeto será muito importante para separa metais para reciclagem, é claro que esses metais só poderão ser os que apresentem propriedades que permitam ser atraído pelo campo magnético. Essa função ocorrera pela presença de um campo magnético feito por um eletroímã que estamos estudando o seu funcionamento. O braço terá três graus de liberdade, horizontal, vertical e 360 graus sobre seu eixo da base. Será composta basicamente de alumínio, sua base de madeira revestida de uma chapa de alumínio
Com esse projeto vamos aumentar nosso conhecimento sobre eletricidade, mecânica, estética de projetos, trabalho em grupo, dentre outros importantes para o mercado de trabalho. Também vamos aumentar o conhecimento em eletromagnetismo que vimos basicamente no ensino médio.
O BRAÇO E O SEU FUNCIONAMENTO
O braço mecânico Magneto será formado por três hastes de alumínio, a primeira sendo vertical e ligada à base, a segunda horizontal que ligará as duas hastes das extremidades e a terceira que estará unida ao eletroímã.
O processo será dividido em dois estágios, um que terá como objetivo levar o eletroímã ao objeto metálico que se quer mover, outro que levará o objeto recém imantado ao recipiente desejado.
Primeira parte. Quando o braço mecânico for ligado na tomada o eletroímã será acionado e o transformador fará com que a corrente recebida se torne a desejada para os motores de passo, a corrente contínua. Os três motores, um para cada haste a ser movida, seguiram uma ordem de execução não simultânea. O primeiro, ligado à base, fará com que Magneto gire em torno de sua própria base. Ao fim da execução desse motor o segundo entrará em funcionamento provocando o meneio da respectiva haste fazendo-a prolongar-se, aumentando o alcance do braço. Em seqüencia, o terceiro motor de passo levará o eletroímã, que se situará na extremidade da haste controlada por ele, em direção ao solo, possibilitando a aproximação com o metal que se deseja atrair.
A partir de então o processo que se sucederá será o inverso a primeiro. O último motor que tinha sido acionado agora será o primeiro içando sua haste. O motor da haste horizontal recolherá o braço e o último motor de passo rodará para a posição em que irá se encontrar o recipiente em que se quer colocar o objeto imantado. Quando todo esse processo for finalizado os motores de passo pararam de funcionar juntamente com o eletroímã que não terá mais corrente passando por ele, o que acarretará na queda do objeto no recipiente.
Encontro 4
Nós do grupo magneto, no quarto encontro, fomos ao laboratório do PA7( Campus da UNIFACS no Rio Vermelho), os componentes presentes foram Antônio Fábio, João Paulo e Sergio Holtz. Lucas Alves infelizmente não pode ir.
Nesse encontro, realizamos a contagem das peças necessárias para a confecção do nosso braço mecânico, botando em prática o que nós, da equipe, havíamos combinado no encontro anterior. Esse encontro foi muito importante, pois tiramos várias dúvidas de como poderíamos montar o braço, e quais as dificuldades que teríamos ao montar o mesmo.
Em resumo foi muito proveitoso e espero que tenhamos outras oportunidades como essa onde colocamos o conhecimento teórico em pratica.